Qual a influência da cor em frutas e verduras?

influência da cor em frutas e verduras

Todos sabem que consumir frutas e verduras diariamente é de máxima importância para melhorar a qualidade da alimentação e, portanto, a saúde. Mesmo assim, o consumo diário destes alimentos, em geral, é baixíssimo. Por isso, é necessário ter consciência sobre este problema e começar a adicionar mais desses ingredientes nas diferentes refeições do dia a dia.

As diferentes tonalidades dos vegetais podem ser consideradas como seu rótulo nutricional. As cores oferecem alguns detalhes sobre os benefícios de cada alimento. Por este motivo, hoje mostraremos um pouco mais sobre os nutrientes presentes em frutas e verduras:

Cor vermelha: alimentos ricos em antocianinas e licopeno, compostos antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de surgimento de doenças cardíacas, problemas de memória ou câncer. Além disso, estes ingredientes contêm minerais como potássio e selênio, que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e fornecem vitaminas A, B9 e C. Como exemplos, podemos citar pimentão vermelho, tomate, rabanete, beterraba, morango e cereja.

Cor roxa: indica a presença de antioxidantes e fitoquímicos. São alimentos ricos em antocianina e fenólicos, que ajudam a prevenir o câncer, mantêm a memória ativa e retardam o processo de envelhecimento. Alguns exemplos deste grupo de ingredientes são cebola roxa, berinjela, beterraba, repolho roxo, uva e mirtilo.

Cor branca: alimentos como cebola, alho, aspargos, alho-poró, couve-flor, repolho e nabo são ricos em potássio e magnésio. Além disso, fornecem inúmeras fibras e alicina, um excelente antioxidante que pode ajudar a reduzir o risco de hipertensão, hipercolesterolemia e acidentes cardiovasculares.

Cor verde: indica a presença de clorofila. Estes alimentos contêm poucas calorias e enorme valor nutricional, devido ao alto conteúdo de vitaminas e minerais, como o magnésio. São fontes de fibras fundamentais para a saúde. Entre as verduras e frutas desta cor, podemos citar brócolis, acelga, alface, espinafre, couve de Bruxelas, aipo, rúcula, vagem, escarola, kiwi, etc. Estes ingredientes são excelentes depurativos e antioxidantes, graças ao alto conteúdo de clorofila que ajuda a manter um bom estado de saúde.

Cor laranja: fontes de vitamina lipossolúvel do tipo A e vitamina B, que melhoram o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, estes alimentos contêm um conjunto de substâncias que contribuem para o fortalecimento das funções visuais e aumentam as defesas do corpo. Alguns dos vegetais e frutas que compõem este conjunto são cenoura, abóbora, laranja e tangerina.

Cor amarela: da mesma forma que os vegetais alaranjados, estes alimentos são ricos em vitamina lipossolúvel do tipo A, vitamina B, potássio e ácido fólico. Além disso, são antioxidantes muito eficazes, que ajudam na criação de glóbulos brancos, fortalecem os vasos sanguíneos e combatem infecções. Algumas verduras e frutas com esta cor são pimentão amarelo, milho, certas variedades de tomate, limão siciliano, pera, banana, entre outros.

Como pode ver, todas as frutas e verduras fornecem muitos nutrientes com benefícios essenciais para a saúde. O ideal é incluir, pelo menos, uma opção de cada conjunto na dieta diária pois, quanto mais os pratos forem variados e coloridos, mais nutrientes diferentes terão.

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