Dieta cetogênica: o que é e como influencia a saúde

Dieta cetogênica

Entre os regimes mais conhecidos para perder peso de maneira rápida, está a famosa “dieta cetogênica”, a qual permite um emagrecimento significativo de quem a segue. Entretanto, o prolongamento excessivo da dieta causa alguns efeitos negativos, que podem ser perigosíssimos para a saúde.

Esta dieta consiste essencialmente em eliminar os carboidratos da alimentação diária, e é rica em proteínas e gorduras. Você pode consumir muitas carnes de qualquer tipo (mesmo as processadas), além de ovos, salsicha, queijo, nozes, manteiga, óleos, sementes e algumas verduras. Elimine todos os tipos de farinha e produtos derivados como pães e massas, além de arroz, aveia, milho, vegetais com amido, como batata, batata doce e mandioca, e qualquer tipo de doce. A ausência de carboidratos faz com que o corpo libere cetonas na corrente sanguínea.

A maior parte das células utiliza o açúcar no sangue, proveniente dos carboidratos, como a principal fonte de energia do corpo. Sem a circulação do açúcar consumido por meio dos alimentos no sangue, o organismo começa a liberar a gordura armazenada nas moléculas, chamadas corpos cetônicos ou cetonas.

Neste processo, a maioria das células utiliza as cetonas para produzir energia, até o momento em que o corpo volta a receber os carboidratos. Como regra geral, essa mudança, ou seja, a utilização da glicose presente no sangue para decompor a gordura armazenada, ocorre em 2 a 4 dias após o início da diminuição do consumo de carboidratos, o qual fica limitado a 20 a 50 gramas por dia.

As principais consequências de seguir este tipo de dieta são: cansaço, náuseas, vômitos, constipação e transtornos do sono, mau hálito, aumento dos níveis do colesterol total e do colesterol ruim (LDL) em virtude do alto consumo de gorduras supersaturadas e da pouca ingestão de fibras, possíveis lesões musculares, aumento do ácido úrico, entre outros.

Além disso, as dietas muito estritas costumam gerar efeito sanfona. Assim, não é recomendável segui-las por muito tempo e não será possível definir o corpo, já que os carboidratos são a principal fonte de energia para todos as funções corporais.

Lembre-se de que a única maneira saudável de emagrecer e manter o peso sem prejudicar a saúde é por meio de uma mudança de hábitos gradual, com a ajuda e a orientação de profissionais capacitados, e de um programa de atividades físicas regulares, desenvolvido especialmente de acordo com suas necessidades e possibilidades individuais.

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