Alimentos curinga para sempre ter em casa

Quando falam de uma despensa bem variada, com certeza você pensa em: farinha, açúcar, pão e macarrão. Se já tiver todos esses ingredientes básicos, agora é hora de levar sua despensa a outro nível e providenciar outros itens para os armários da cozinha.
Seja para um jantar de última hora ou uma festa improvisada, ter estes alimentos curinga na despensa deixará você preparada para fazer qualquer refeição de emergência.

O tomate processado está disponível em muitos formatos

Caldo
Este ingrediente básico de muitas sopas e molhos também pode substituir ou ser colocado na água para dar mais sabor a pratos salgados, como arroz ou cuscuz. Você pode criar uma água saborizada para assar carnes; basta acrescentar ervas frescas ao caldo quente. Para fazer receitas diferentes, tenha sempre algumas variedades à mão: caldos de carne, galinha ou legumes são os sabores mais comuns. O produto também vem em formatos diferentes, como em pó, em lata e em cubinhos.

Tomate Processado
O tomate processado está disponível em muitos formatos – em molho, em extrato, inteiro ou em pedacinhos. Contudo, todos têm algo em comum: poucas calorias e muitas vitaminas, além de darem sabor a ensopados, sopas, diversos pratos e molhos para carnes e massas. Se seu espaço for limitado, compre tomates frescos, que podem ser cortados, picados ou triturados para se adaptarem a qualquer prato que você queira preparar. Experimente o ingrediente com manjericão, alho ou assado no forno.

Feijão
O feijão é acessível, versátil, contém fibras e proteínas e combina com muitas receitas. Para fazer sopas ou ensopados, deixe-o de molho durante a noite e depois misture-o com caldo de galinha, verduras picadas, carnes e massas cozidas. Faça o clássico feijão com arroz como um fácil acompanhamento para proteínas ou coloque um pouco de feijão preto na salada para obter mais sabor e textura.

Arroz
Com maior conteúdo de vitamina B, fibras, manganês e ferro do que o arroz branco, o arroz integral é um ingrediente saudável e versátil. Faça um refogado ou acrescente pimenta para uma refeição gostosa e nutritiva, ou sirva o arroz misturado com ervas frescas e especiarias para um prato elegante. Lembre-se de que o arroz integral precisa de mais tempo de cozimento do que o arroz branco. Assim, experimente prepará-lo com amido de milho no futuro.

Atum enlatado
Cozinhar o peixe desde o início todas as noites pode não ser uma opção viável, mas o atum em lata consiste em uma alternativa fácil e repleta de proteínas e ácidos graxos ômega 3. Misture-o com maionese e outros condimentos para fazer um patê cremoso, ou com um molho e algumas especiarias para uma salada rápida. Também é possível usar o ingrediente como um clássico recheio de sanduíche. Experimente acrescentá-lo ao molho das massas para ter mais uma fonte de proteínas.

Leite Longa Vida
O sabor e a aparência são os mesmos, assim como o valor nutricional. Entretanto, o leite longa vida pode ser guardado e continuar fresco durante meses, mesmo fora da geladeira, contanto que a embalagem esteja fechada. Processado a uma temperatura mais elevada que o leite comum, o longa vida permite o armazenamento sem estar suscetível às bactérias, o que não ocorre com o produto em saquinho. Se você tiver pouco espaço na geladeira e quiser manter um estoque constante de leite em casa, esta é uma ótima solução.

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