Algumas mudanças na alimentação que vão melhorar sua saúde

A substituição de determinados alimentos de consumo frequente é uma estratégia bastante utilizada nos tratamentos nutricionais para redução do peso. Em muitos casos, com pequenas mudanças, é possível observar uma diferença significativa, não apenas na quantidade de calorias ingerida, mas também na qualidade nutricional.

Hoje mostraremos dez opções para substituir alimentos frequentemente consumidos que podem fazer uma enorme diferença:

  • Leite integral (1 copo de 200 ml: 116 kcal) por leite desnatado (1 copo de 200 ml: 66 kcal). Redução da gordura supersaturada.
  • Iogurte integral (1 pote de 200 g: 186 kcal) por iogurte desnatado (1 pote de 200 g: 88 kcal). Redução da gordura supersaturada.
  • Açúcar (1 colher de sopa: 80 kcal) por adoçante (qualquer um com 0 kcal). Eliminação de “calorias vazias”, isto é, que não fornecem nutrientes.
  • Manteiga ou margarina por óleos vegetais. A diferença está na qualidade das gorduras. As primeiras contêm gorduras supersaturadas e trans (ruins) e os óleos possuem ácidos graxos essenciais (bons).
  • Maionese comum (1 colher: 96 kcal) por maionese light ou queijo branco desnatado (1 colher: cerca de 25 kcal). Redução da gordura supersaturada. Queijo comum (1 porção do tamanho de uma caixa de fósforo: 166 kcal) por queijos desnatados (a mesma porção: cento e dezessete kcal). Redução da gordura supersaturada.
  • Bife à milanesa frito (porção média: 300 kcal) por bife à milanesa ao forno (porção média: 200 kcal). Redução das gorduras ruins procedentes da fritura. Refrigerante comum (1 copo de 200 ml: cerca de 84 kcal) por refrigerante light (1 copo: 0 kcal) ou suco de frutas natural sem açúcar (1 copo de fruta cítrica + água: cerca de 55 kcal). Redução do açúcar.
  • Biscoitos recheados doces por biscoitos simples, com aveia, grãos, sementes, etc. A quantidade calórica de dois biscoitos recheados doces equivale a seis ou sete unidades da segunda opção, a qual também contém mais fibras e menos açúcar.
  • Sanduíches com embutidos por filé de frango, carne bovina, carne suína, atum, etc, ou coloque carnes magras, verduras e queijo branco no sanduíche. Redução de gorduras supersaturadas e sódio e consumo de proteínas de maior qualidade.

Com pequenas mudanças, é possível obter grandes progressos e melhorar a nutrição diária. Não se trata de parar de comer ou de proibir alimentos, mas de aprender a escolher com base no conteúdo nutricional e nos benefícios para a saúde. Calcular corretamente pode ser o segredo do sucesso.

melhorar sua saúde

Deixar um comentário